terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Mjöllnir


Mjöllnir, ou em português "Aquilo que esmaga", consiste no símbolo mágico conhecido na Mitologia Nórdica como "Martelo de Thor". Esta arma, na estrutura mitológica, consiste em um martelo de cabo curto confeccionado pelos Svartálfar (anões) Sindri e Brokk em uma aposta com o Deus Loki. O martelo é conhecido por ser a arma mais forte de Asgardr, pertencente ao Deus Thor. Sua principal função é proteger a terra dos Deuses de ataques dos habitantes de Jötunheimr. Nas histórias mitológicas, Thor e seu martelo Mjöllnir são responsáveis pela morte de vários Gigantes.
No contexto do Paganismo, Mjöllnir representa vontade, proteção, força e poder. É usado desde os tempos mais remotos como símbolo ritualístico para consagração de lugares, armas, talismãs, altares e etc. Há também menções em achados arqueológicos que afirmam seu uso em rituais matrimoniais como símbolo da benção.
Mjöllnir é hoje, talvez, o símbolo Nórdico mais conhecido no mundo, porém suas interpretações vinculam-se mais ao personagem "Thor" dos filmes e gibis da Marvel , ou apenas na mitologia, sendo sua interpretação pagã e religiosa pouco conhecida.


Bibliografia auxiliar:
FAUR,Mirella.Mistérios Nórdicos: Deuses. Runas. Magias. Rituais.São Paulo:Pensamento,2007
PAXSON,Diana L.Asatrú-Um guia essencial para o Paganismo Nórdico.São Paulo:Pensamento,2009
DAVIDSON,H.R.Ellis.Deuses e Mitos do Norte da Europa.São Paulo:Madras,2004
FRANCHINI,A.S.,SEGANFREDO,Carmen.As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica.Porto Alegre, RS:Artes e Ofícios,2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário